23
Out
07

Canadá perde água por causa do Nafta

Os recursos hídricos são negociados nos processos de integração da América do Norte. Especialistas alertam que o Canadá sairá prejudicado.

winter-melt-gatineau.jpg

TORONTO, 17 de setembro (Tierramérica).- Sob o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), o Canadá perdeu o domínio de seus recursos energéticos. Agora, com o Nafta-Plus, também pode ficar sem o controle de sua água, denunciam especialistas. A água do Canadá está na mesa de negociações comerciais apesar da oposição pública, disse Adele Hurley, diretora do Programa para Assuntos da Água no Centro Munk de Estudos Internacionais, da Universidade de Toronto.

Um informe apresentado no dia 11 deste mês por este Programa revela que as transferências de água do Canadá para os Estados Unidos surgem como um tema polêmico sob os auspícios da Aliança para a Segurança e a Prosperidade (SPP), também chamada Nafta-Plus, criada em 2005 por Estados Unidos, Canadá e México. “A integração promovida pela pouco conhecida SPP está mudando lentamente a vida dos canadenses”, assegurou Andrew Nikiforuk, autor do informe “Sobre a mesa: energia hídrica e integração norte-americana”.

Da SPP participam líderes empresariais e funcionários governamentais responsáveis pelas mudanças na segurança fronteiriça, que definem normas sobre uso de pesticidas, regulamentações sobre dutos e divisão da água, escreve Nikiforuk. “Na SPP, dirigida por líderes corporativos, os governos são irrelevantes’, afirmou, por sua vez, Ralph Pentland, presidente em exercício do Conselho Canadense de Assuntos Hídricos. Pentland prevê um futuro no qual, em resposta às secas nos Estados Unidos, a SPP acabará destinando milhões de dólares de fundos públicos para que empresas privadas construam dutos que transportem água do Canadá. “A SPP é como colocar o macaco para tomar conta das bananas”, disse o especialista ao Terramérica.

Os desvios de água do Canadá não têm sentido econômico nem ambiental, afirmam especialistas. Seria melhor e mais barato tornar o uso desse recurso eficiente. Estados Unidos e Canadá são líderes mundiais em desperdício de água, disse Pentland. Além disso, a maior parte da água canadense se encontra no extremo norte, longe da fronteira com os Estados Unidos. Inclusive os transfronteiriços Grandes Lagos estão no nível mais baixo dos últimos cem anos devido à mudança climática, destacou Nikiforuk.

William Nitze, membro da SPP e presidente da GridPoint Inc., uma empresa de sistemas de administração de energia, se opõe às exportações maciças de água. “A administração hídrica é pobre nos três países”, afirmou. O Canadá, por exemplo, favorece certos critérios fora das normas obrigatórias para manter os contaminantes longe da água, enquanto o México tem atraso no desenvolvimento de infra-estrutura hídrica, afirmou Nitze.

Canadá perde água por causa do Nafta


1 Response to “Canadá perde água por causa do Nafta”


  1. 1 Tanila Amaral
    Novembro 17, 2008 às 4:21 pm

    Olá tudo bem?

    estou fazendo uma pesquisa para saber como é a água no Canadá

    pois tenho uma feira de linguas sexta feira (21.11.2008) meu grupo falará sobre o canadá

    por isso eu gostaria de saber sobre as aguas de lá , a extençao e tudo mais

    eu irei agradeçer se me ajudarem!

    Obrigadoo!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: