18
Nov
08

A Produtividade Agrícola Aumenta Enquanto se Reduz a Pegada Ecológica

Entrevista com Robert Watson robert-waston-iisd-photo

JOANESBURGO, 18 de Abril, (IPS) – Nos últimos anos, Robert Watson tem tido aquilo a que se pode chamar uma das tarefas mais difíceis do mundo: dirigir uma iniciativa que visa ajudar a agricultura lidar com os grandes desafios que enfrenta neste momento, e também os obstáculos ainda maiores que se avizinham

A Avaliação Internacional das Ciências Agrícolas e da Tecnologia para o Desenvolvimento (IAASTD, na sigla inglesa), que durou três anos, procurou avaliar os conhecimentos agrícolas generalizados, com o auxílio de governos, sociedade civil, sector privado, e centenas de peritos.

Watson iniciou o projecto quando era cientista-chefe no Banco Mundial; actualmente, é o director do IAASTD – e também cientista-chefe no Departamento do Meio Ambiente e Agricultura britânico.

As conclusões da avaliação foram apresentadas formalmente na terça-feira, depois de terem sido analisadas numa plenária intergovernamental realizada em Joanesburgo, África do Sul, entre 7 e 12 de Abril. O correspondente da IPS para o meio ambiente, Stephen Leahy, falou com Watson nesta reunião sobre o histórico IAASTD.

IPS: Qual é a importância das conclusões do IAASTD sobre a segurança alimentar mundial?

Robert Watson (RW): A importância dessas conclusões é o facto de, pela primeira vez, governos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, sociedade civil, autores científicos das ciências naturais e sociais, terem trabalhado em conjunto para responder ao problema crucial de como obter alimentos acessíveis e nutritivos de forma que seja sustentável do ponto de vista ambiental e social.

IPS: O IAASTD afirma claramente que não se pode continuar como dantes na agricultura. Porquê?

RW: O IAASTD baseia-se nas duas anteriores avaliações. A Avaliação dos Ecossistemas do Milénio constatou que 15 dos 24 ecossistemas naturais do planeta apresentam problemas ou estão em declínio, em larga medida devido à degradação da terra e da água — principalmente devido à agricultura. O Painel Intergovernamental para Alterações Climáticas concluíu que a agricultura era um importante contribuinte para as alterações climáticas provocadas pelo homem, e que essas alterações terão um importante impacto na produtividade agrícola.

Se nos concentrarmos apenas no aumento da produção alimentar, isso acontecerá custa de uma maior degradação ambiental.

A Produtividade Agrícola Aumenta Enquanto se Reduz a Pegada Ecológica


0 Responses to “A Produtividade Agrícola Aumenta Enquanto se Reduz a Pegada Ecológica”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: