18
Nov
08

Como aumentar a produção agrícola sem prejudicar o meio ambiente

Stephen Leahy

Johannesburgo, 16/04/2008, (IPS) – Nos últimos anos, Robert Watson teve um dos trabalhos mais difíceis do mundo: ajudar governos e produtores que enfrentam os atuais desafios da agricultura e prepará-los para os que se avizinham, ainda piores.

Crédito: IISD

Robert Watson

A Avaliação Internacional do Conhecimento, da Ciência e da Tecnologia no Desenvolvimento Agrícola (IAASTD), que já consumiu três anos, procura avaliar os conhecimentos agrícolas com ajuda de governos, da sociedade civil, do setor privado e de centenas de especialistas.

Quando o projeto começou, Watson era o chefe de cientistas do Banco Mundial. Hoje desempenha ao mesmo tempo as tarefas de dirigir o IAASTD e a equipe de cientistas do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da Grã-Bretanha. Watson foi entrevistado da IPS.

IPS – Qual a importância da IAASTD para a segurança alimentar?

Robert Watson – Pela primeira vez, governos de países industriais e em desenvolvimento, a sociedade civil, especialistas em ciências naturais e sociais trabalharam juntos para discutir como obter alimentos accessíveis e nutritivos de maneira ambiental e socialmente sustentável.

veg-selection-bio-austriaIPS – A IAASTD estabeleceu que manter a situação atual na agricultura não é uma opção válida. Por que?

Robert Watson – A IAASTD parte de dois informes anteriores. Em primeiro lugar, a Avaliação de Ecossistemas do Milênio constatou que 15 dos 24 ecossistemas naturais do planeta estão com problemas, em grande parte devido à degradação da terra e da água em razão da agricultura.

Em segundo lugar, o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática concluiu que a agricultura é um grande contribuinte para o aquecimento global induzido pela atividade humana. E, ao mesmo tempo, a mudança climática terá um grande impacto no rendimento agrícola. Se nos concentrarmos apenas em aumentar a produção de alimentos, somente conseguiremos mais degradação ambiental.

IPS – O que diz a IAASTD sobre o elevado preço dos alimentos, sem precedentes históricos?

Robert Watson – Muitos fatores incidem nos preços: a variável climática, que origina quedas nas colheitas em algumas regiões, o aumento do custo da energia, a produção de biocombustíveis e a especulação nos mercados futuro.

Agora é tempo de nos perguntarmos como aumentar a produção de alimentos, mantê-la acessível e garantir aos agricultores uma vida decente. A IAASTD é nossa melhor tentativa para responder essa pergunta.

IPS – O senhor dirigiu o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática e a avaliação de Ecossistemas do Milênio. Em que a IAASTD se diferencia desses informes?

Robert Watson – Foi absolutamente crítico unir o conhecimento sobre ciências naturais com o conhecimento sobre instituições, comportamento humano e políticas. A maioria dos estudos prévios não conseguiram medir a importância das ciências sociais. Captaram a perspectiva econômica, mas na ao do restante das disciplinas que estudam a sociedade. Não é suficiente atender os conhecimentos tecnológicos sobre como obter mais alimento se não se considerar o impacto dos ecossistemas naturais e os sistemas humanos.

IPS – A IAASTD pede o fim das monoculturas de grande escala?

Robert Watson – Se conseguirmos modificar as monoculturas para que sejam ambiental e socialmente sustentáveis, tudo bem. Mas, não se pode minar a base natural de recursos da agricultura (terra, água biodiversidade, etc) porque, no final, entrará em colapso.

Como aumentar a produção agrícola sem prejudicar o meio ambiente


0 Respostas to “Como aumentar a produção agrícola sem prejudicar o meio ambiente”



  1. Deixe um Comentário

Deixe um comentário