18
Nov
08

Pautas para a agricultura do século XXI

Stephen Leahy

Johannesburgo, 15/04/2008, (IPS) – A Avaliação Internacional do Conhecimento, da Ciência e da Tecnologia no Desenvolvimento Agrícola (IAASTD), apresentada ontem nesta cidade sul-africana, propõe reinventar a agricultura para alimentar do mundo.

Crédito: Manoocher Deghati/IRIN

O estudo, conhecido enquanto se tornam evidentes os efeitos da mudança climática e da crise alimentar em numerosos países, está dedicado a enfrentar os múltiplos desafios que implicam alimentar a crescente população mundial de maneira sustentável. Para a avaliação se recorreu ao conhecimento e à experiência de aproximadamente 400 cientistas e outros especialistas.

Do processo participaram delegados de nações do Norte industrializado e do Sul em desenvolvimento, organizações da sociedade civil e representantes do setor privado. Além disso, os cientistas integraram conhecimentos e práticas tradicionais em uma primeira tentativa de reunir todos os atores envolvidos na temática para examinar a questão da segurança alimentar. Os participantes realizaram cinco avaliações regionais e um informe adicional de síntese de 110 páginas.

maize-mexicoEntre as 22 conclusões às quais chegou a avaliação, que pauta uma nova direção para o desenvolvimento futuro da agricultura, a IAASTD diz que o enfoque dominante, industrial em grande escala, não é sustentável, pois depende do petróleo barato, tem efeitos negativos sobre o ecossistema e agrava a crescente escassez de água. Por outro lado, devem ser reconsiderados monoculturas e favorecer os ecossistemas que combinam a produção de alimentos com impedir a contaminação do recurso hídrico e a preservação da biodiversidade, ao mesmo tempo em que melhora o sustento dos pobres.

“Tendo em conta os desafios futuros, foi muito claro para todos que continuar fazendo o mesmo não é uma opção”, disse à IPS Hans Herren, um dos presidentes da IAASTD. O especialista participou do plenário inter-governamental realizado de 7 a 12 deste mês em Johannesburgo para revisar as conclusões da avaliação que será apresentada hoje. Os fornecimentos mundiais de alimentos são adequados. Mas, 850 milhões de pessoas continuam com fome e sofrem desnutrição porque não tem acesso – ou dinheiro – aos recursos alimentícios necessários, acrescentou Herren, também presidente da organização Millennium Institute, com sede em Arlington, nos Estados Unidos. Concentrar-se em melhorar o rendimento dos cultivos não solucionará o problema. “Precisamos melhorar a qualidade dos alimentos nos lugares certos”, ressaltou.

O rendimento não pode ser o único fator para medir o sucesso da exploração agrícola, destacou o representante do Greenpeace Internacional, Jan van Aken. Deve-se considerar até que ponto a agricultura promove as necessidades nutricionais, acrescentou. Pode-se cultivar 70 espécies de verduras, frutas e ervas em um pedaço de terra de meio hectare na Tailândia, o que proporciona uma alimentação muito melhor e para mais pessoas do que se a mesma superfície fosse destinada ao cultivo de arroz de alto rendimento. A avaliação diz, ainda, que os especialistas em agronomia e tecnologia não só devem trabalhar com agricultores locais como, também, com economistas, especialistas em assuntos sociais, de saúde, governos e da sociedade civil.

“Esses problemas não podem ser solucionados apenas nos ministérios de agricultura”, disse Judi Wakhungu, outra presidente do IAASTD e também diretora-executiva do Centro Africano de Estudos Tecnológicos, com sede em Nairóbi. “É necessária uma liderança para mudar as coisas”, disse, ao reconhecer que a maioria dos governos, centros de estudos e outros atores ligados ao setor agrícola não estão acostumados ao trabalho conjunto e costuma competir por financiamento.

Pautas para a agricultura do século XXI


0 Responses to “Pautas para a agricultura do século XXI”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: