30
Mar
09

Mexicanos Protestam Contra Mineradora Canadense

gold-mining-in-borneo

Stephen Leahy

TORONTO, 23 de junho, (IPS) – (Tierramérica) A polêmica sobre a exploração de ouro em Cerro de San Pedro mudou para um hotel de Toronto, onde se reuniam os acionistas da empresa Metallica, dona da mina.

Ativistas e moradores do Estado mexicano de San Luis Potosí viajaram até Toronto para dizer aos acionistas de uma empresa mineradora canadense que a mina de ouro e prata do Cerro de San Pedro é ilegal e perigosa para o meio ambiente. A viagem terminou no dia 17 com um membro da delegação, o deputado mexicano Armando Barreiro, golpeado pela polícia de Toronto, quando acabava de expor suas razões perante a reunião anual de acionistas da Metallica Resources Inc., proprietária da mina.

Barreiro, do esquerdista Partido Revolucionário Democrático (PRD), afirmou que o Congresso de seu país aprovaria uma declaração solicitando o fechamento da mina. “Isto foi uma agressão e uma falta de respeito com alguém que logo se identificou como representante do povo mexicano. Contrasta profundamente com a atitude pacífica e respeitosa com que nos portamos”, disse Barreiro ao Terramérica. A polícia também expulsou do lugar Juan Carlos Ruiz, professor de história do Colégio de San Luis, integrande da delegação da Frente Ampla Opositora (FAO), contrária à mina de Cerro de San Pedro.

“Queremos que os canadenses sejam conscientes de que seus investimentos causam sérios danos ambientais e sociais em outros paises. A exploração fica ao lado de monumentos de importância nacional”, disse Ruiz ao Terramérica. “Uma igreja histórica apresenta grandes rachaduras nas paredes devido às explosões com dinamite na mina”, acrescentou. A aldeia de Cero de San Pedro, cerca de 400 quilômetros ao norte da cidade do México, fica em metade do terreno de operações da Mineradora San Xavier, subsidiária da Metallica, que está já há 18 meses explorando os filões de ouro e prata da montanha.

via REPORTAGEM: Mexicanos protestam contra mineradora canadense>


0 Respostas to “Mexicanos Protestam Contra Mineradora Canadense”



  1. Deixe um Comentário

Deixe um comentário